O Projeto Las Américas a cargo do coletivo espanhol de arte urbana Boa Mistura, foi uma experiência piloto se um projeto ainda mais amplo em que a arte é o pretexto e o motor de um processo de transformação positiva de uma comunidade. Esta primeira fase, desenvolvida em novembro do ano passado, envolveu duas semanas de intenso trabalho para dar cor, forma e imagem a mais de 30 residências de Colonia Las Américas, na cidade de Santiago de Querétaro, México. Este projeto de cunho estético e social tem como objetivo futuro pintar mais de mil casas da comunidade, visando embelezar o bairro e potencializar sua paisagem e identidade.
Mais detalhes a seguir.
Tudo começou com a intenção de mostrar que é possível a transformação social através da arte, um dos pilares da Fundación Proart. Através do Instituto de Creatividad, Cultura, Arte y Desarrollo ( ICCAD), juntamente com o Boa Mistura, foi desenvolvido este projeto de arte urbana participativa. Os moradores desempenharam um papel fundamental ao se converteram em coautores da obra, melhorando seu próprio espaço cotidiano.
O coletivo, formado por cinco espanhóis, busca de despertar a imaginação dos moradores para pintar a região inteira. O projeto pretende transformar totalmente a personalidade da comunidade através da arte urbana , colocando seus moradores na posição de agentes de mudança.
O importante não é tanto a dimensão, mas potencializar as relações e a comunicação entre os moradores. Participação, trabalho em rede, sentimento de comunidade e fortalecimento são conceitos chaves. Através desta primeira intervenção comunitária o coletivo pretendo gerar um espaço propício que fomente novos processos de desenvolvimento cultural e social dentro da comunidade.
A razão por que foi escolhida a Colonia Las Américas para esta primeira fase do projeto tem a ver com o fato desta ser uma região que apresenta um sentimento de insegurança. No futuro, pretende-se trabalhar sobre esta proposta e diversificar o projeto em outras comunidades de Querétaro que apresentam problemas similares.
Descrição dos arquitetos.
Colonia de Las Américas (Santiago de Querétaro, México)
A Colonia de las Américas se localiza na periferia de Querétaro. É uma comunidade humilde, de pessoas trabalhadores, com carências, mas com uma força especial em seu povo. Conta com infraestrutura básica e com uma agitada vida interna gerada por pequenos comércios.
História do lugar e estudos anteriores
O projeto pretende criar uma intervenção paisagística que reforce o conceito de identidade da colônia. Os Otomíes foram a principal fonte de inspiração. É o povo indígena que tem suas raízes ali e sentíamos que se escavássemos um pouco encontraríamos alguns e seus maravilhosos tecidos. A cor aplicada às casas tem suas origens no artesanato desse antigo povo.
Um processo participativo
Na primeira fase pudemos intervir em 30 residências de Las Américas graças aos moradores e a incrível ajudadas dezenas de voluntários de toda a cidade. O sonho sereia poder intervir nas 1074 casas da casas da comunidade.
"Em novembro intervimos em Las Américas. Vivemos na Colonia durante 3 semanas para realizar esta experiência piloto. Ali convivemos com os moradores, compartilhando com eles nosso momentos maravilhoso, assim como com os voluntários. Conhecemos as particularidades de Las Américas, aprendemos muito e tudo serviu para estudar uma estratégia de abordar o grande desafio: Pintar toda a Colonia!" comenta o coletivo.